Graduação em Ciências Ambientais

UNIFESP RECICLA

Reciclar significa reaproveitar resíduos que antes seriam despejados na natureza. Cada material possui suas possibilidades de reuso e processos para este fim.

 A reciclagem faz parte do conjunto: Reduzir, Reutilizar e Reciclar. Porém, podemos ir mais além com o desenvolvimento de mais 4R´s:
 - Repensar nas nossas atitudes diárias que favoreçam o meio ambiente.
- Reintegrar os restos orgânicos à natureza pela compostagem.
- Reparar um produto estragado ou quebrado, a qual poderá trazer economia para o bolso e de impactos negativos ao meio ambiente.
- Recusar produtos que prejudicam o meio ambiente.
 E é pensando exatamente nesse contexto, que na UNIFESP temos o projeto chamado UNIFESP RECICLA, que faz a gestão dos resíduos gerados no campus. Para os resíduos orgânicos são realizados a compostagem, já os resíduos recicláveis são encaminhados para uma cooperativa em Diadema.

 

Projeto: Transformando resíduos orgânicos em adubo através da compostagem

O sistema de compostagem no Campus Diadema foi instalado desde fevereiro de 2016. Este projeto de extensão tem como objetivo difundir a atividade de compostagem de forma a promover a interação e troca de conhecimentos entre as comunidades interna e externa à UNIFESP. Pretende-se, dessa forma, incentivar a conscientização e a educação ambiental da população em incluir, no seu cotidiano, práticas mais sustentáveis. Para atingir esse objetivo pretende-se organizar visitas monitoradas na área de compostagem do Campus Diadema, além de ensinar como realizar essa atividade.

Coordenação: Profa. Mirian Chieko Shinzato (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)

compostagem

 

Projeto: Gestão de resíduos sólidos nas unidades acadêmicas do campus Diadema da Unifesp: uma abordagem sintonizada à lei 12.305/2010 - Política Nacional de Resíduos Sólidos

O projeto visa estabelecer a coleta seletiva de resíduos recicláveis nas unidades do campus Diadema e seu envio a uma cooperativa de catadores de materiais recicláveis do município. Por nossas unidades acadêmicas circulam cerca de três mil pessoas diariamente. Estimativas iniciais dão conta de uma geração diária de 300kg de resíduos nestas unidades (~7 ton/mês) cuja gestão sempre foi seu direcionamento à coleta comum promovida pela Prefeitura, ou seja, o aterro sanitário. Este projeto visa, também, fornecer subsídios a um futuro Plano de Gestão de Resíduos para o campus, de acordo com diretrizes emanadas da Reitoria para todos os campi.

Coordenação: Prof. José Guilherme Franchi

© 2013 - 2017 Universidade Federal de São Paulo - Unifesp 
Rua Sena Madureira, n.º 1.500 - Vila Clementino - São Paulo - SP - CEP: 04021-001 

 

Sobre o portal | Comunicar erros no site