Graduação em Ciências Ambientais

Orientações gerais sobre o Estágio Supervisionado

Leia as normas de estágio supervisionado do curso de CA e orientações sobre estágio na pandemia.

Requisitos necessários para fazer um estágio supervisionado (seja obrigatório ou não-obrigatório):

  • O estágio deve ser na área de Ciências Ambientais;
  • Ao iniciar estágio o aluno deve ter cumprido pelo menos 50% da carga horária do curso (caso o estágio seja realizado somente no período de férias, esse exigência cai para 25%);
  • Não pode haver sobreposição entre o horário de estágio e os horários das UCs em curso.

Passo a passo para formalização e acompanhamento do estágio:

  • Passo 1: A empresa tem convênio com a UNIFESP?
    • Se não, entre em contato com o setor de convênio (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.) para entender quais são os procedimentos.
    • Se a empresa já tem convênio com a UNIFESP, siga para o próximo passo.
  • Passo 2: Convide um docente UNIFESP para ser seu supervisor interno de estágio.
  • Passo 3: Preencha o Termo de Compromisso de Estágio (TCE - disponível AQUI) e recolha as assinaturas digitais (aluno e supervisor externo).
    • Atenção: no TCE, o representante da Universidade é o coordenador da Comissão de Estágios de CA (ver composição atual no site)
  • Passo 4: Envio de documentos ao setor de estágios do campus (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.), ao menos 10 dias úteis antes do início do estágio:
    • TCE preenchido e assinado pelo aluno e supervisor externo;
    • Plano de trabalho (geralmente está contido no TCE). É a partir desta descrição que a comissão avaliará se o estágio é na área ambiental.
    • Histórico escolar (para comprovar que já cumpriu pelo menos 50% da carga horária do curso de CA)
    • Comprovante de matrícula (para comprovar que horário de estágio e aulas são compatíveis).
    • Declaração do estudante para estágios durante a pandemia (orientações estágio pandemia)
    • Declaração da empresa para estágios durante a pandemia
  • Passo 5: Acompanhamento do estágio
    • Em tempos não pandêmicos, o aluno deve enviar ao setor de estágio do campus (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.) relatórios semestrais e um relatório final após conclusão do estágio. Acesse aqui o modelo de relatório.
    • Durante a pandemia de COVID-19 o acompanhamento do estágio está sendo realizada de maneira mais frequente. Neste caso, o aluno deve enviar diretamente à comissão de estágio do curso (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.), com cópia para seu supervisor interno (UNIFESP), relatórios quinzenais no primeiro mês de estágio e mensais a partir do segundo mês, enquanto durar a pandemia. Acesse aqui o modelo de relatório.
  • Passo 6: Conclusão do estágio
    • Ao finalizar o contrato, basta o aluno enviar o relatório final para o setor de estágio do campus (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.). Caso o contrato seja rescindido antes da data prevista é necessário enviar ao setor de estágio do campus o termo de rescisão de contrato juntamente do relatório final.

O programa surgiu quando o tema agricultura passou a ser discutido em aulas ministradas na graduação em Ciências Ambientais. Questões como o uso dos recursos naturais, manejo do solo, relações com a terra e os alimentos e fatores socioeconômicos implicados, ainda que considerados essenciais à formação universitária, ainda não constavam na grade curricular do curso.

O programa propõe atividades integradas de extensão, ensino e pesquisa por meio da conscientização sobre os hábitos de consumo e de alimentação, da produção de conhecimento sobre sistemas agroalimentares e da difusão da metodologia social emergente dos grupos de consumo responsável (GCRs). Dentro do Programa, foi criado o CUCA - Coletivo da Unifesp de Consumo de Alimentos- nas pautas da Economia Solidária, com o objetivo de fortalecer o consumo consciente a partir da formação de uma rede de parcerias com agricultores orgânicos na região. O CUCA está ativo desde o segundo semestre de 2018. A partir de 2019, o CUCA foi articulado com outros grupos de consumo consciente da Região Metropolitana de São Paulo para aumentar a escala de escoamento e assim, os benefícios diretos para os agricultores (geração de renda).

Coordenadora do projeto: Leda Lorenzo Montero, docente do Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas (ICAQF/Unifesp) - Campus Diadema.

Mais informações: https://caec.diadema.unifesp.br/programas-e-projetos/programas-e-projetos-no-campus/agroecologia-e-consciencia-alimentar

 consciencia alimentar

 

 

Observatório socioambiental da cidade de Diadema (OSD) é desenvolvido em parceria com a Prefeitura Municipal de Diadema e foi implementado a partir do primeiro edital de fomento de observatórios da Unifesp, (Edital N° 585 de 14 de outubro de 2019). O projeto pretende fazer o diagnóstico e o mapeamento de dados georreferenciados de temáticas socioambientais como suporte para o desenvolvimento sustentável do município.

Mais informações: https://observatoriosocioambiental.unifesp.br/

  logo unifesp 

© 2013 - 2017 Universidade Federal de São Paulo - Unifesp 
Rua Sena Madureira, n.º 1.500 - Vila Clementino - São Paulo - SP - CEP: 04021-001 

 

Sobre o portal | Comunicar erros no site