Graduação em Ciências Ambientais

IC Viviane Leite

logo cientistas iniciacao

Cientista da Semana: Viviane Leite 

5o termo do curso de Ciências Ambientais

Projeto de IC: Simulação de estruturas discóides do Ediacarano com paleontologia experimental

Orientadora: Fernanda Quaglio

Vídeo: https://youtu.be/wHq_JGUVMQE

 

O que motivou você a começar uma iniciação científica? O que me motivou a começar o projeto foi conhecer as diferentes áreas do meu curso e ter mais contato com a paleontologia, que foi uma UC que me interessou durante o semestre. 

O que você está pesquisando? Atualmente eu faço iniciação científica na área de paleontologia experimental, e meu trabalho é simular estruturas discóides por meio de aquários com sedimentos de diferentes granulometrias e tapete microbiano. A origem desses discos são amplamente discutidas na literatura. As estruturas discóides foram encontradas em diversos locais do mundo, inclusive na Argentina. Uma das explicações para a origem e formação dos discos é que eles são a base de fixação de alguns organismos da famosa Biota de Ediacara, chamados de rangeomorfos. Os fósseis da Biota de Ediacara são encontrados em rochas do período Ediacarano, que corresponde ao intervalo de tempo geológico de 630 e 541 milhões de anos. A Biota de Ediacara deu nome ao intervalo devido sua importância no registro fossilífero.

VivianeLeite1

VivianeLeite2

Como é a rotina no seu trabalho de pesquisa? Minha rotina de pesquisa é dividida entre levantamento bibliográfico e experimentos no laboratório. Como estamos impossibilitadas de usar o espaço da faculdade por conta da pandemia, o experimento foi montado na casa da orientadora e as baterias de teste ocorrem sob supervisão dela.

O que você descobriu até o momento? Até o momento, fizemos algumas descobertas sobre a formação das estruturas discóides, já que conseguimos formá-las em um ambiente simulado, sem qualquer origem biogênica.

O que você mais gosta mais gosta na sua pesquisa? O que mais me deixa empolgada nesse projeto é a maneira como podemos discutir sobre formas de vida primitivas e testar hipóteses já apresentadas em outros trabalhos por meio da paleontologia experimental.

Qual o impacto da sua pesquisa para a sociedade? Esse é um tema muito importante para a discussão e melhor entendimento sobre a explosão das formas de vida complexa do período Ediacarano.

O que mais você gosta de fazer, fora da vida acadêmica? O que eu mais  gosto de fazer é jogar futsal no meu tempo livre.

© 2013 - 2017 Universidade Federal de São Paulo - Unifesp 
Rua Sena Madureira, n.º 1.500 - Vila Clementino - São Paulo - SP - CEP: 04021-001 

 

Sobre o portal | Comunicar erros no site