Graduação em Ciências Ambientais

IC Caio Pestana

 
logo cientistas iniciacao

Cientista da Semana: Caio Eduardo Pestana

Recém graduado em Ciências Ambientais

Projeto de IC: O manejo agroecológico do solo: O efeito do mulch e da adubação  verde na qualidade do solo

Orientadores: Leda Lorenzo Montero, Sheila Aparecida  Correia Furquim e Clóvis José  Fernandez de Oliveira Júnior

Vídeo: https://youtu.be/ymig1I0Ukhk

 O que motivou você a começar uma iniciação científica? A história da minha iniciação científica começou ainda no meu primeiro ano de curso, quando descobri o tema agroflorestas conversando com uma amiga de sala. Eu nunca tinha escutado este tema e me despertou grande curiosidade. Logo fui procurar professores que pudessem me orientar, mas não havia um professor que trabalhasse diretamente com o tema. Nesta mesma época eu adiantei uma disciplina e conheci a professora Leda Lorenzo, com a qual comecei um projeto de extensão. Após algum tempo demonstrei a ela que tinha interesse em trabalhar com o tema agroflorestas vinculado a solos e sugeri uma ideia de projeto em meio a algumas conversas. A ideia inicial não foi para frente, porém a professora Leda me indicou a um colega pesquisador do Instituto de Botânica que iria trabalhar com tema e havia a possibilidade de montar um projeto e ganhar bolsa. Foi então que conseguimos juntar três professores de áreas distintas para tocar o projeto. CaioPestana1

CaioPestana2  O que você está pesquisando? Neste trabalho o objetivo era avaliar a qualidade do solo em dois períodos diferentes sob o efeito de uma cobertura vegetal seca e a adubação verde (uma espécie de adubação natural).

Como é a rotina no seu trabalho de pesquisa? Este trabalho consistiu em meses de trabalho de campo coletando amostras de solo, e posteriormente um intenso trabalho em laboratório, preparando as amostras e analisando. Foram feitas tanto análises químicas, quanto análises de solo.

O que você descobriu até o momento? Neste trabalho, conseguimos observar diversas alterações no solo após um ano de intervalo entre as coletas sob efeito da cobertura em conjunto com a adubação verde. Observamos mudanças químicas (ph, teor de nutrientes) e na estrutura do solo. Concluímos que este manejo do solo melhora a sua qualidade.

O que você mais gosta mais gosta na sua pesquisa? Na minha pesquisa o que me deixou mais satisfeito foi ver resultados e poder discutir quais foram os fatores que contribuíram para aquele resultado. Destaco também todo o aprendizado que tive em laboratório, escrita científica e experiência de campo. Ter trabalhado com três professores de áreas diferentes nesta pesquisa possibilitou entender tudo de forma integrada.

Qual o impacto da sua pesquisa para a sociedade? Acredito que meu trabalho pode ressaltar a importância do manejo do agroecológico solo e contribuir para o uso destas técnicas em substituição às técnicas convencionais.    

O que mais você gosta de fazer, fora da vida acadêmica? Viajar, ler e conhecer novos lugares.

© 2013 - 2017 Universidade Federal de São Paulo - Unifesp 
Rua Sena Madureira, n.º 1.500 - Vila Clementino - São Paulo - SP - CEP: 04021-001 

 

Sobre o portal | Comunicar erros no site